26/07/2009

A RECUPERAÇÃO EM CASA

Bom, eu ainda estou me recuperando da cirurgia, ou seja, eu ainda tenho um buraco enorme aberto, que vai levar cerca de 1 mês para fechar.

É necessário que alguém que não se impressione faça os curativos diariamente, limpe o buraco com soro fisiológico e passe a pomada (minha mãe tem usado cotonete...). O fato de não ter pontos gera uma ferida cirúrgica impressionante.

É preciso fazer repouso, doi para sentar, mas, apesar de tudo, é tranquilo e eu me sinto bem.

88 comentários:

  1. SUZANA, ESTOU IMPRESSIONADA COM O SEU OTIMISMO, ACERCA DE, RECUPERAR SE EM UM MÊS.DESEJO LHE QUE ASSIM SEJA. NO ENTANTO, 21 DIAS JÁ SE PASSARAM DA MINHA CIRURGIA, E POUCA DIFERENÇA SE NOTA NA CICATRIZAÇÃO.TEMOS QUE TER MUITA PACIÊNCIA,E ACIMA DE TUDO CUIDADO ESPECIAL PARA COM A FERIDA.UM ABRAÇO, E FICA BEM.

    ResponderExcluir
  2. É, já estou conformada com isso, de fato, levará muito mais do que um mês... Conheci uma pessoa que fez esta cirurgia aos 18 anos e levou 6 meses para fechar completamente!!! Mas o buraco dele era muito maior que o meu, segundo ele, dava para colocar 4 dedos dentro do buraco (nossa!) e no meu só dá para colocar 1 (como se fosse pouco!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi mim manda seu facebook pra gente conversa melhor tenho 16 anos e estou operada deste cisto. mim adiciona no facebook o meu er LARISSAESTEFANE14@HOTMAIL.COM PROCURA LARISSA MOURA.

      Excluir
    2. vou fazer a minha daq a uma semana q medoooo

      Excluir
  3. eu vou fazer a cirurgia em dezembro! eu só tenho 15 anos e é a primeira cirurgia que eu faço! To morrendo de medo! :(
    o cirurgião disse que não vai fazer a cirurgia de modo aberto, ele disse que vai fechar o buraco!

    ResponderExcluir
  4. Legal sua sinceridade, espero que tenha dado tudo certo. Acho que pelo modo fechado vc sofrerá bem menos do que eu sofri e a aparencia da cicatriz depois tb será melhor...a minha, bom, ainda bem que é num lugar bem escondido...

    ResponderExcluir
  5. oi... você é muito forte.
    eu estou há anos adiando essa cirurgia mas já fiz 2 drenagens. morro de medo.
    pretendo fazer esse ano de modo fechado mas tenho medo de voltar por que já inflamou, fiquei com um coroço igual um tomate nas costas.
    agora só dói e o caroço é pequeno mas uma simples posição que eu sento pra ler ou escrever no computador dói muito.
    minha mãe não gosta de ver machucados e não tem jeito pra cuidar de pessoas doentes, então meu medo piora.
    se você tiver mais informações eu ficaria muito grata de você me passar. =)
    jackiepandora@hotmail.com
    boa sorte com tudo!

    ResponderExcluir
  6. oi fiz a cirurgia nesta ultima sexta 18/03/11 ja estou em casa no meu 3º dia de recuperaçao ,nossa é muito estranho ,quando vou tomar banho enche o buraco de agua ainda bem que nao doi , a senssaçao na hora de fazer o curativo é muito horrivel nossa sinto q a mao dea minnha esposa esta dentro do meu corpo e de fato eta mesmo é muito etranho nao vejo a hora que isso acabe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou no meu 5 dia de operada, todos se impressionam com o tamanho do buraco, espero ficar boa logo!

      Excluir
  7. Vou me internar amanhã, para a cirurgia, de fato o médico me deixou bem tranquila, mas estou com medo. Questionei a ele sobre uma viajem q tenho marcada daki a 30 dias e ele disse q poderia viajar sem problemas, mas vendo o quanto a recuperação é demorada estou achando q não vai ser tão rapido assim. Dói? Na hora de limpar doi? e como vc ta hj? ja ta 100%? Obrigada

    ResponderExcluir
  8. e ai ? como foi sua recuperação? levou quanto tempo? ou de alguem q já fez a cirugia pessoal mim responda preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
  9. Oi Suzana! Meu nome é Allec Gomes. Achei muito legal suas postagens. Estou na cama neste momento me recuperando da Cirurgia de Cisto Piloridal. Realmente não é fácil. Mas espero logo em breve estar melhor. Esta fazendo agora 3 dias que fiz a cirurgia e ainda estou sentindo muitas dores. Tenho fé que em breve estarei bem. Abraço.

    ResponderExcluir
  10. ola,
    eu também estou passando por isso faço a cirurgia semana que vem...
    fikei impressionado com as fotos, so sei q eu gelei haha
    bom abraço
    ;D

    ResponderExcluir
  11. oi,fiz a cirurgia no dia 19 de janeiro de 2012,já estou em casa me recuperando meu médico foi gente boa e me deu alguns pontos dói mas posso andar um pouco e sentar jamais,espero que acabe logo esse transtorno e torço por vcs que vão fazer não esperem piorar para fazer a cirurgia quanto maior o cisto pior será. Deus Abençoe.

    ResponderExcluir
  12. Ola.Fiz a cirurgia de cisto pilonidal ha' dez anos. Estava com os mesmos sintomas e resolve procurar um medico que diagnosticou nova inflamacao. Farei em breve outra cirurgia e recebi a informacao de que a reicidiva e' ainda maior a partir de agora...
    Nao temos como fugir..E' acreditar que tudo vai passar muito rapido e com pouca dor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me manda seu facebook fiz a cirurgia um més atras quero conversa com pessoas assim como voçe experiente que ja fez ela a 10 anos atras.meu facebook er: larissaestefane14@hotmail.com mais prucura larissa moura moro em pernanbuco cidade macaparana tenho 16 anos. com isso voçe mim achar. mim adiciona quero conversa pra ver como foi sua recuperação essas coisas. pq n quero que o meu volte.

      Excluir
  13. Fiz hj uma semana de operado. Hj msm saiu mta secreçao e ta mtttaaaa dor na hora de fazer curativo e n estou colocando pomada, vou amanha ao medico ver isso com ele, soube q eh importante o uso de alguma pomada. Queria saber se eh normal sair mtaa secreçao e na jora de fazer curativo doii tantoo ? Boa recuperaçao a todos e vlww

    ResponderExcluir
  14. Como é a recuperação pessoal!? O que vcs conseguem fazer? Tenho uma bebe de 4 meses e estou apavorada com a ideia de nao conseguir tomar conta dela. Depois de quanto tempo dá para andar!? Abaixar? Pegar peso!?? Sei q depende de caso para caso..., do tamanho do cisto e tal..., mas só para ter uma ideia... Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola minha filha esta operada tem quase um mes, tbm nao queria que ela fizesse pois so tem 15 anos, mas o medico recomendou pois internamente o cisto vai ramificando e a area de cirurgia estava ficando cada vez maior. Ela ainda reclama muito de dor, esta indo pra escola mas quase nao consegue ficar, nessa terceira semana parece que esta piorando a dor, nao consegue abaixar nem se vestir sozinha. esta toamndo nimesulida 2x por dia e tilenol,lavo bem com sabonete neutro e passo pomada trofodermin, mas continua reclamando de dores tadinha!!!Espero que isso acabe logo!

      Excluir
  15. Olá pessoal!Fiz a terceira cirurgia ontem( acredite a terceira!!! )e já estou em casa. Ainda não entendi essa predisposição que tenho e gostaria de saber se tenho como evitá-lo de novo. Nessa segunda vez fiz direitinho tudo o que o médico falou mas não adiantou... A pior parte é quando precisa tirar os pêlos com a pinça...

    ResponderExcluir
  16. Oi Suzana...

    Que dó de você, boa recuperação para você, eu tenho esse problema descobri a uns 2, 3 anos atraz, ainda não fiz cirurgia a primeira vez que inflamou ele sumiu sozinho, vazou, tomei antibióticos apenas e repousei, as vezes ele começa a voltar com a mesma dorzinha chata e uma pequena inflamação, eu logo começo a me cuidar, depilar o local e manter sempre limpo, usar roupas de algodão para não suar no local essa cirurgia me da medo rs... parabéns pela força! grande abraço!

    Adriano

    ResponderExcluir
  17. Oi Gente vou fazer minha cirurgia dia 24/09 estou com muito medo, meu medico pediu p/ parar de fumar ta muito dificil as duas coisas ao mesmo tempo, ja sofri demias com isse cisto ja inflamou duas vezes em menos de 1 mês, mas enfim to pedindo p/ Deus coragem pois trablho sentada o dia todo e preciso me recuperar em 15 dias, alguem sabe me dizer se eles da um sedativo p/ dormir? li o comentario acima ela disse que não viu nada, perguntei p/ meu medico ele so disse vai ser raqui nossa tenho pavor de agulha, alguem pode me ajudar com essas informações se na gora posso pedir p/ o anestesista colcoar p/ dormir, obrigado aguardo resposta. Joyce

    ResponderExcluir
  18. E ai pessoal blz? descobri que estou com cisto pilonidal a +ou- 4 dias pois estava com umas dores fortes, achei que fosse um furunculo, a uns 5cm acima do anús, então n aguentando a dor fui ao medico e ele falou que era este cisto, então me deu alguns remedios, e 2 injeções para fazer, no entanto apos 4 dias que estou tomando praticamente o cisto se desmanchou, será que mesmo assim vai precisar fazer a cirurgia? a cada dia q ta passando o carocinho esta menor, quase não da pra notar.

    VALEWW

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  19. Suzana, eu tenho cisto pilonidal também, mas o meu médico achou melhor não fazer a cirurgia agora, pois eu tenho crises, normalmente, anuais e, na época ele queria tratar uma fístula que eu tinha que acabou se curando com o tratamento. Mas eu queria fazer pra resolver logo esse problema. Minha única dúvida que eu queria tirar é se dói muito no pós operatório e na recuperação. Queria saber se arde quando vai tomar banho, e se dói quando tem que trocar o curativo e passar a pomada. Incomoda muito?

    ResponderExcluir
  20. Pessoal boa noite,

    Fiz essa cirurgia ha 8 dias. Tomei anestesia geral, não vi nada. Sem camuflar: não tem outro caminho a não ser a cirurgia. Enrolei por mais de um ano, por que eu não soube ao certo qual era o meu problema. Nesse meio tempo, fui em uma dermatologista que se dispôs a fazer essa cirurgia. Procedimento totalmente ERRADO. Fiz essa cirurgia por 2 X com um dermatologita, e piorou minha situação. Após procurar ajuda especializada, fiz um novo procedimento com um cirurgiao. Nesse momento faço curativo duas X ao dia utilizando DERSANI (oléo de girrassol, é muito bom), e nada mais. Nada de pomadas que ardem, soros e etcs. Lavo duas X ao dias, com agua quente e utilizando shampoo jhonshon neutro. O "buraco" é realmente feio, grande (cabe uma chave de carro dentro), mas no decorrer do dia não dói. Só para sentar, dirigir, andar, que há grande incômodo. Para mim, a parte mais difícil é aceitar que ainda tenho mais vários dias de afastamento do trabalho pela frente. Enfim, tudo isso é muito chato, mas é necessário. Melhor não adiar o sofrimento, por que amanhã poderá ser pior.
    Alguém ai se recuperou em menos de um mês?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Estou operado faz 10 dias e dói muito muito muito mesmo o curativo, no entanto demora pouco tempo para ser feito.
    Gostaria de saber até que dia é feito o curativo e até que dia dói

    ResponderExcluir
  22. Meu filho fez esta cirurgia ontem 19/12, teve alta hoje de manhã. Não sente dores, porém ele forçou muito hoje, subiu escadas, ficou muito tempo sentando e levantando, acredito que por isso quando fui fazer o curativo não parava de sangrar, muito sangue mesmo! fiquei impressionada, para ser sincera, desesperada. Espero que a partir de hoje ele faça o repouso corretamente e não saia mais tanto sangue. Alguém passou por isso? não sei ao certo como lidar com a situação.

    ResponderExcluir
  23. Olá amigos pretendo deixar claro a verdade, acho que tem gente comentando só para assustar o povo na boa.


    Seguinte, fiz a cirurgia ONTEM dia 29/01/2013 é agora estou em casa. A cirurgia foi assim, não me deram nada para durmir, me levaram para a sala de cirurgia em um clima super normal, chegando la me deram uma anestesia pela veia, o nome é RAQUI que faz vc não sentir nada da cintura para baixo. O doutor e os auxiliares chegaram perto, eu ainda fiz umas piadas com eles e em menos de 10 minutos já haviam extraido o cisto, pedi para ver o que eles tiraram e me mostraram um pedaço bem grande de carne, fiquei feliz por saber que esse troço saiu do meu corpo e ai me levaram para a sala de recuperação.

    Na sala não sentia minhas pernas mas também não sentia dor nenhuma. Uma hora e meia depois me levaram para o meu quarto eu pensei que depois de passar a anestesia eu ia sentir muita dor pois mesmo com o curativo sangrava muito então logo pensei "IMAGINA QUANDO ESSA MERDA DE ANESTESIA PARAR", ao mesmo tempo eu queria que passasse logo pois não suportava o fato de não sentir minhas pernas (odeia sensação de impotência, acho que prefiro dor).

    Pois bem, uma hora e pouco depois a anestesia foi passando e não veio acompanhada de dor não, almocei a comida do hospital (me deram sopa, não gostei kkkkkkkk) e fiquei assistindo televisão, depois jantei no hospital e por volta das 19:00 já havia recebido alta para ir para casa..

    Diferente do pessoal o meu médico fez um curativo grande depois da cirurgia e não autorizou que ninguem tirasse por 2 dias que é quando vou em seu consultorio para ele fazer o segundo curativo e explicar para minha mulher. Sinceramente ainda não estou sentindo nenhum dor relevante, dor é claro que vc sente mas é muito menor dq quando fiz a tatuagem por exemplo, que também não é muito doloroso.

    Achei tudo bem sussegado, mas ainda estou a menos de 24 horas depois da cirurgia, vamos ver daqui a mais tempo. Só sei que em breve volto a trabalhar, com buraco ou não.

    Daqui a uns dias volto no blog para atualizar como andam as coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu aqui denovo, bem hoje eu ja tive a oportunidade de ver o furo e fazer o curativo, realmente é assustador o buraco, pareço vítima de autopsia. Hoje esta doendo muito mais que depois da cirurgia, mas repito a dor é ruim mas é menor dq uma dor de garganta por exemplo. Fica muito dificil de levantar e agaixar acho que deve doer pois a pele esta começando a se recuperar e já que são muitas camadas que precisam voltar a dor é comum.Vamos ver quanto tempo demora.

      Excluir
    2. OI RICHARD SEU CASO FOI IGUALZINHO O MEU QUERIA SABER MELHOR COMO FOI SUA RECUPERAÇÃO

      Excluir
  24. Olá pessoal,fiz a cirurgia ha 4 dias, meu cisto não era muito grande eu só tinha passado pela drenagem uma vez. Quando fiquei sabendo que teria que fazer a cirurgia para a remoção do cisto fiquei desesperada principalmente com as fotos e depoimentos que vi na internet. Não sentia absolutamente nada até agora, posso sentar,agaixar, deitar de barriga p cima(coisas que eu achava que seria impossível) enfim, estou muito bem e venho aqui só p tranquilizar as pessoas que terão que passar por esse procedimento. Desde que eu tirei o primeiro curativo não saiu sangue nenhum, porque o corte foi feito com bisturi elétrico que além de cortar ele cauteriza impedindo o sangramento e ajudando na cicatrização. Moro em Brasília e indico meu médico que foi sensacional! Dr Tamura(61)33467175

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriella qual hospital foi realizada sua cirurgia? estou com esse cisto, e procuro no DF bom medico.

      Excluir
  25. eu também já fiz duas vezes a ultima a uma semana e estou sentindo um pouco mais de dor dessa vez o medico falou que e porque eu fiz uma em cima da outra mais oque encomoda mais são os curativos.

    ResponderExcluir
  26. Oi gentenfizna minha dia 24 estou com dor na ora do curatico,não nvejo a hora de poder sentar,

    ResponderExcluir
  27. Meu filho tem 17 anos fez a cirurgia dele ontem,meu medo é de uma infecção,mas estamos tendo todo cuidado possivel,o importante é fazer o curativo bem feito,limpar bem mesmo sentindo dor.eu nuca tinha visto um buraco tão grende assim e ficar aberto,é bem dificil mesmo.

    ResponderExcluir
  28. Oi gente,
    Acabei de fazer minha segunda cirurgia hoje.. A primeira foi feita em fevereiro e era uma bolinha super pequena,o médico me deu 7 pontos e foi realmente horrível,não conseguia nem andar.. Depois que tirados os pontos saia secreção mas o médico disse que era normal.. Fui liberada e vim fazer intercâmbio pra austrália,apesar da cicatriz grande e feia tá tudo bem.. Até que eu reparo que a tal secreção começa a sair de novo,vou no médico tomo antibióticos e nada.. Volto a sentir muita dor que não consigo nem andar,quando reparo que a minha cicatriz tá enorme de inchado.. Um dia depois meu ponto estoura e começa a sair muito pus.. Fui direto pro hospital e internada na hora com infecção e tendo que fazer a cirurgia.. Tiveram que abrir um buraco maior do que pensaram porque eu estava com 3 pontos de infecção.. Agora to no hospital,não sinto dor que(muito menos do que da primeira cirurgia) amanhã eu levo alta e espero me recuperar rapido e espero isso tudo acabar logo ): o que eu aconselhou eh logo fazer a aberta de primeira,se eu não tivesse fugido dela,não teria que operar de novo em menos de 4 meses e já estaria bem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Prezados, fiz a retirada do cisto...to com dores e abaixo de analgésicos... so quero que isso passe logo. To com dor no corpo de deitar de lado ou de bruços. Meu médico ainda não passou a pomada apenas antibióticos e analgésicos.

    ResponderExcluir
  30. Pra ser sincera eu não aguento mais, vou tirar os pontos daqui a dois dias, ta difícil, é complicado...quero ficar boa

    ResponderExcluir
  31. estou muito triste pois estou passando pelo mesmo problema estou com muito medo, pois sei que meu organismo demora para a cicatrização. sei que como todos vcs eu vou ter que operar, mas ao mesmo tempo tenho vontade de conviver com isso, doi muito já fiz um pequeno corte para sair o pus mas não consigo me imaginar com um buraco enorme no cook por favor alguém que já passou por isso pode me contar se o buraco fecha com o tempo, ou tem que fazer plástica.

    ResponderExcluir
  32. Oi pessoal, fiquei muito feliz de encontrar pessoas com o mesmo problema. Para ser sincero, a muito tempo já sentia um desconforto mas sempre melhorava e nao dava importancia.

    O problema maior começou em fevereiro deste ano, quando senti muitas dores. Fui ao proctologista, que com um exame clínico muito superficial suspeitou de hemorróidas e indicou um exame complementar no qual continuou a falar em hemorroidas, e acreditem, particular, a consulta era 200 e o exame 250. Me passou um tratamento para hemorroidas e falou para voltar depois.

    Dois meses depois voltei por que estava com dores e insistia para ele olhar novamente porque tinha a impressao de ser por fora do anus, mas ele continuou a falar em hemorroida e me passou um remédio pra verme.

    Um mes depois estava com muita dor e estava muito inchado, decidi trocar de médico, e esse pelo convenio me atendeu muito melhor, este diagnosticou o cisto pilonidal e precisava urgentemente fazer a drenagem, pois o abscesso estava muito grande. No mesmo dia fiz a drenagem e nunca senti tanta dor na minha vida.

    O médico me informou da cirurgia, estou esperando o quadro melhorar, ficar assintomático para avliar para fazer a cirurgia. Atualmente ainda troco os curativos da drenagem, o médico indicou fazer depilaçao da área, estou pensando em fazer já a definitiva.

    O que mais me incomodou foi o erro de diagnóstico do primeiro médico, passei praticamente 6 meses tratado uma hemorróida que nao tinha, e o quadro só agravando, fiquei muito triste.

    Estou preocupado com a cirurgia, após ler seus relatos e ver as fotos, mas estou ancioso pra me livrar deste problema logo.

    Tenho umas dúvidas, quanto tempo leva para cicatrização completa? Quanto tempo durou o sofrimento? E para ir ao banheiro, depois da cirurgia, é muito ruim? Posso trocar esses curativos no hospital?

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Túlio, comentei em baixo sobre minha cirurgia, eu também mesmo depois de operado tenho muitas duvidas como, quanto tempo vai demorar pra fechar, para cicatrizar, quanto tempo sentar devagar, nao correr, evitar força, pois é.
      A cirurgia é tranquila, nem se preocupe, no meu primeiro cisto demorei quase 1 ano para me recuperar, porem levei cerca de 5 meses para voltar a sentar e correr normalmente, mas depende muito do tamanho do teu cisto e da profundidade, o meu tava muito profundo.
      Sobre ir no banheiro tambem tive esse medo, alias, ainda tenho...
      mas por enquanto ta td tranquilo, nao tive problemas

      Excluir
    2. Obrigado pelas suas palavras, estou querendo fazer a cirurgia depois de um concurso que irei fazer, vou depilar a area a laser, minha médica recomendou para melhorar a higiene, e reduzir o risco de recorrencia.
      O meu tinha duas fístulas, provavelmente é grande, mas vamos lá, coragem.

      Um abraço

      Excluir
  33. Ola galera, fiz minha SEGUNDA cirurgia de cisto sexta feira, isso mesmo, retirei ano passado um, e pra minha surpresa apareceu outro, triste né. Enfim...
    Demorou quase 1 ano para me recuperar, dessa vez o cisto é maior infelizmente, nao sei quanto tempo vai demorar para recuperar, mas vamos ver, me sinto horrivel por saber que tenho que evitar força, correr, etc. Mas fazer o que né, nao querendo desapontar voces kkk mas meu medico disse, nos retiramos o cisto mas pode aparecer outro, foi oq aconteceu comigo.
    O bom é q nao sinto dor, parece que nem fiz cirurgia, mas saber que tem algo aberto em mim, ficar colocando curativos, me incomoda, e muito

    ResponderExcluir
  34. Oi galera! Fiz minha cirurgia dia 29 de maio de 2012! Pois é, a exatos 1 ano e quase 2 meses e minha ferida ainda não cicatrizou completamente acreditam? Meu médico disse que é normal em alguns casos demorar, porém, é bem provavel que terei que fazer outra cirurgia. O que eu realmente não queria!
    Admito tb que pelo fato de não sentir dor nenhuma mais, fui meio relapso e acabei não voltando ao médico por um período, então acredito que isso poderia ter se resolvido antes.
    Mas que probleminha chato né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha cirurgia demorou bastante pra cicatrizar tb, a primeira que eu fiz o cisto era do tamanho de um abacate e o médico deu pontos, mas depois de 3 meses apareceram mais 3 cistos e antes de fechar a primeira operei de novo e ai o médico deixou aberto. Ao todo levou 2 anos e 8 meses pra cicatrizar, tive que fazer hiperbárica pra ajudar na cicatrização, e depois de mais de 2 anos fiz um exame pra saber se eu tinha hipotireoidismo, e foi constatado que eu tenho, por isso a cicatrização demorou tanto, além do buraco caber a mão de um homem. Agora dia 21/05/2014 fui ao médico e foi constatado que o cisto voltou pela TERCEIRA vez, terei que operar de novo mês que vem, e dessa vez ele ta mais perto do ânus. É horrível, mas eu nao sentia muita dor, só era ruim fazer o curativo que mexia na carne, mas agora vou enfrentar a terceira cirurgia e espero que não precise de uma quarta.

      Excluir
  35. Eu fiz a cirurgia no dia 23/07 estou me recuperando bem, a minha não foi dado ponto a cicatrização esta sendo de dentro para fora, sabem um ótimo remédio pra cicatrizaçaõ, o açúcar mascavo, no começo tava fazendo com soro fisiológico e pomada, quando passei a usar o açúcar foi impresionante como a cicatrização acelerou.o açúcar é um dos melhores remédios pra cicatrizar feridas. fica a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá dea! Tenho esse tal cisto há muitos anos, mas não me incomoda tanto, dói um pouco dependendo da posição que sento, recentemente abriu uma fistula e vive saindo secreção... Tenho medo dessa cirurgia, ou melhor do pós-operatório!
      Depois da cirurgia vc pode sentar, ir no banheiro sozinha? Ou tem que passar uns dias deitada com o bumbum para cima e usando fralda ou sonda ou algo do tipo?
      Afff tenho medo dessa situação!

      Excluir
    2. Camila, operei faz 24 hrs, ontem mesmo ja fui no banheiro normalmente nao estou sentindo dor e estou andando normalmente.. a raqui nao doi e vc nao sete nada, so estou esperandp a alta pra saber como vai ser minha recuperacao em casa..

      Excluir
    3. dea, açúcar e sal ajudam na cicatrização, tem função bacteriostática... são saborizantes e conservantes de alimentos, como por exemplo as goiabadas, as carnes de sol... azeite, vinagre, combinação destes com sal, gordura de porco, todas tem a mesma função... agora em se tratando de recuperar uma cirurgia, nada melhor que lavar com um shampoo neutro, tipo johnson e colocar uma pomada como nebacetin ou outra que o médico recomendar... não precisa e não vale a pena arriscar e colocar outro item nessa ferida...

      Excluir
  36. eu já vi essa do açúcar...fiz minha cirurgia dia 08 mas estou só nos curativos diários e nebacetin...

    ResponderExcluir
  37. Nossa leio mais nem vejo um caso parecido com a do meu marido. Ele evitou a cirurgia por 4 anos quando o conheci ele já tinha o cisto então o convenci de operar. Tadinho! A cirurgia em si é simples eu sei eu tbm já tive um no pé e foi hiper tranquilo. Mas a dele era extremamente profunda. Ele tem um buraco no formato de um gota invertida do tamanho de uma maça pequena e com a profundidade de quase 4cm com quase exposição óssea. Faço a limpeza duas vezes por dia com soro e pomada colagenase. Ele operou fazem dois dias, e pelo o que vi a maioria demora 3 meses para se recupera no caso dele creio que mais do que isso devido a área comprometida.Ele só reclama de incomodo, mais dor dor mesmo nada. Boa recuperação a todos!

    ResponderExcluir
  38. Bom, meu marido operou, como o local da cirurgia é grande e profunda ele toma banho com o curativo normalmente, apenas com dificuldades para levantar as pernas; por este motivo eu o ajudo a tirar a roupa da cintura para baixo e as vesti-las. Ir ao banheiro é normal tbm, pq segundo a orientação quando é feito o curativo é limpo com soro fisiológico e colocada a pomada em seguida é preenchido com a gazes e passado por cima o esparadrapo para selar o local e proteger. Agora para dormir é normal, meu marido como postei acima fez a cirurgia a dois dias, ele senta, dorme de bumbum para baixo, de lado não há problemas com isso. A cirurgia dele apesar de profunda e grande foi muito bem feita, desde o primeiro dia que ele o primeiro curativo não sangrou. Sangra um pouco quando ele se mexe durante o dia; mas nada que me faça ter que trocar o curativo ou trocar o forro da cama ou roupas. Eu coloquei um saco de lixo encima do forro do colchão sobre ele eu coloquei uma toalha branca ( assim se sangrar eu jogo na agua sanitária). Para ser sincera, eu que faço o curativo dele é quem fico mais aflita pq sei o tamanho da encrenca. Pq ele mesmo não sente dor só mesmo aquela sensação de ter que ser cuidadoso.

    ResponderExcluir
  39. Meu nome é Naiara tenho 16 anos , sempre senti dor na região no coccix inicio do bumbum porém na semana do dia dos pais percebi , que um caroço estava aparecendo fui no ama e o medico nem me examinou ja passou anti-inflamatorio , no dia seguinte retornei pois a dor havia aumentado e agra saia uma secreção com um odor horrivel , a medica me encaminhou para a usp , ma como o cisto estava inflamado não era possivel fazer o procedimento , ele ja esta desinflamado e vou operar segunda -feira dia 2 de setembro , estou muito nervosa pela fotos q vi '(
    Queria saber da recuperação pois estou em ano de vestibular e tudo q eu não quero é perder o resto do ano ou repetir , estou muito preocupada o medico responsavel pela cirurgia disse que a escola é a ultima coisa que eu vou ter que me preocupar =-O

    ResponderExcluir
  40. Bom dia!! Vou operar no dia 3 de outubro e estou muito receosa com a recuperação. Meu médico disse q em 15 dias posso voltar ao trabalho, mas q a recuperação total é de 100 a 150 dias. To ficando mais nervosa cada dia... Alguém sabe me dizer qnto tempo de cirurgia? esqueci de perguntar isso pro dr. rsrs

    ResponderExcluir
  41. Bom dia!! Vou operar no dia 3 de outubro e estou muito receosa com a recuperação. Meu médico disse q em 15 dias posso voltar ao trabalho, mas q a recuperação total é de 100 a 150 dias. To ficando mais nervosa cada dia... Alguém sabe me dizer qnto tempo de cirurgia? esqueci de perguntar isso pro dr. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o tempo da cirurgia depende do seu cisto... alguns pequenos, demora minutos, maiores, mais tempo... também depende da técnica, se vai raspar internamente e fechar, se vai remover toda a capsula para cicatrizar "de dentro pra fora"... de todo modo, não é uma cirurgia longa... a anestesia geralmente é raqui, então menos perigo que a geral, quando operei da primeira vez foram 182 dias até o completo fechamento e não precisar colocar mais curativo, embora ainda por 1 ano sentia a "lembrança" do procedimento... Praticamente todo mundo faz com bisturi eletrico que cauteriza, diminui chance de inflamar e sangrar, mas nos primeiros dias sangrava... fiquei afastado do trabalho por 190 dias... e acima tem relatos de várias técnicas e procedimentos, gente com recuperação mais longa, mais curta, cada caso é um caso. O médico que operou-me recomendou que trocasse o curativo 1 vez ao dia, sendo que eu entraria no banho com o curativo, passaria shampoo ou sabonete johnson, a gaze umedeceria e soltaria dos tecidos, o que reduz a dor da troca, daí saindo do banho apenas pomada nebacetin e nova gaze. Deixar esparadrapo por 182 dias foi muito chato, a pele reclamava, inflamava alguns pelos e doia muito quando todo santo dia tirava o esparadrapo... comecei a mudar o local de grudar o esparadrapo... quem troca esse curativo tem que ter estômago, pois é feio o negócio... eu operei em são paulo, quando morava lá, agora vou operar em brasilia, pra tratar da rescidiva, mas estou procurando indicação de médico... se quiser indicar o seu, meu e-mail é anderson_malta_5@hotmail.com. tenha coragem e boa sorte! acredite é pior não fazer a cirurgia e sofrer com dor em todas as ocasiões onde ele inflama...

      Excluir
  42. O tempo de cirurgia leva por volta de duas horas no máximo, acabei de ter o diagnóstico que estou com o cisto, não vou mentir fiquei triste em saber que terei que fazer cirurgia, mas o médico disse que não tem outro jeito, ele passou antibióticos e estarei fazendo a cirurgia, em quinze ou vinte dias....

    ResponderExcluir
  43. Eu também fui diagnosticado com esse cisto e erei que fazer essa cirugia.

    ResponderExcluir
  44. Olá. Hj faz 7 dias de operada. Fiz a cirurgia fechada. O médico só passou dipirona, nada de antibiotico ou pomada. To sentindo uma dor absurda, arde mto. Nao sei mais o q fazer..

    ResponderExcluir
  45. Tô com 36 dias que fiz essa cirurgia e a dor mesmo é só na primeira semana. Fiz uma vez e levou pontos e com 2 anos depois voltei a sentir as mesmas dores,agora fiz o procedimento em que fica aberto que é o certo.
    Procurem um Proctologista que é especialista no assunto.

    ResponderExcluir
  46. Fiz a cirurgia aberta à 9 dias. Levei anestesia geral. Estou a fazer mudança de penso uma vez ao dia, desloco-me ao hospital (vou no banco de pendura deitado de rabo para o ar). Na primeira mudança de penso deitava algum sangue pelo que chamaram o cirurgião para fechar um vaso que tinha rebentado, o cirurgião deu mais uma anestesia local e fez o seu trabalho sem dor alguma. Bem, com a anestesia geral e a local no dia seguinte, fiquei sem dores nenhumas nos primeiros 5 dias. As mudanças de penso eram indolores muito bom mesmo, nem remédio para as dores tomava. Passado o efeito da anestesia começaram as dores e a necessidade de tomar analgésicos, principalmente 1h antes de fazer o penso tomo sempre um de SOS, e mesmo assim dói e arde na zona mais junto ao anus pois tem mais terminações nervosas. De noite durmo de bruços ou de lado sem dor, de dia estou deitado ou em pé sem dor alguma. O mais doloroso é a troca de penso que demora uns 5 minutos. Como trabalho com computadores consigo trabalhar deitado, reuno-me via skype com os colegas e dá perfeitamente. Na primeira semana não estava com muita concentração mas agora já começa a voltar ao normal.
    Para ir ao WC foi sempre tranquilo e sem ajuda. Custa baixar por isso não tento muito e ainda não tentei sentar. Espero que daqui a uma semana doa menos a mudança de penso, pelo menos é o que os enfermeiros têm dito.
    Para cicatrizar por completo estou a contar com dois meses, vamos ver.
    Uma coisa que aconselho é que mais vale fazer a cirurgia logo que se repara nele, eu fiquei dois anos com 2-3 crises por ano e a última tive que cortar e drenar e fazer penso diário com dor equivalente à da cirurgia, por isso mais vale operar logo!!!
    Espero não ter que passar mais vez nenhuma por isto! Como na minha profissão estou sempre sentado, vou criar hábitos para não ficar sentado mais do que 45m, essa é a principal causa de reaparecimento!!! Os nossos hábitos sedentários e a nossa genética!!! Jogador de futebol não tem este problema, por isso mais exercicio e alterar habitos é uma ecelente recomendação!!!

    ResponderExcluir
  47. hoje faz 8 dias que fiz a cirugia, todos os dias meu irmão vem fazer meu curativo, só tomo banho quando ele chega pq só deixo para trocar o curativo assim que saiu do banho, ele lava primeiro com o soro e depois coloca uma gazes dentro do buraco com um óleo chamadp AGE que usei no hospital antes de receber alta, e tbm estou tomando antibioticos e antiinflamatorios, mas ja quero trb e jogar bola e não tenho ideia de quando vou voltar a fazer isso, meu irmão diz que ja estar começando a crescer carnes e gorduras, graças a DEUS meus materias são esterelizados e meu irmão é enfermeiro, mas o tempo de cicatrização me estressa pois fico muito deitado e não sei quando vou voltar a minha vida normal, agora é só esperar para saber o tempo certo de cicatrização, espero que tenha ajudado a alguem qualquer duvidas pode me adicionar no face david mylliane maceio AL.

    ResponderExcluir
  48. Oi pessoal... meu Nome e Priscila.. Estou com a cirurgia marcada para amanhã. .... faz uma semana que apareceu este cisto. .. Estou ansiosa e um pouco de medo do pós operatório. . Demora muito pra fechar este buraco???

    ResponderExcluir
  49. Oi gente fia a cirurgia dia 22 de janeiro. não doi muito, as vezes queima um pouquinho, to fazendo curativos diariamente mas ainda continua saindo muita secreção. A minha cirugia ficou com 3 pontos. Estou anciosa pra voltar minhas atividades, mas ñ quero prejudicar minha recuperação. Alguem q fez ficou afastado do trabalho pelo inss ?

    ResponderExcluir
  50. Bom, descobrir que tinha o cisto a uns dois anos só que na época eu só drenei e agora ele tornou aparecer e eu vou ter que operar, tava com muito medo da cirurgia, mas lendo alguns comentários fiquei mais calma, só tô ansiosa pra saber o tamanho do cisto e o tempo da recuperação . Alguém sabe com quantos dias voltamos a atividades normais?

    ResponderExcluir
  51. Pessoal, estou com 3 semanas de operado, a cirurgia foi ótima, a recuperaçao é chata mas a gente aguenta. A partir da segunda semana que o incomodo maior foi passando, comecei a conseguir deitar de barriga pra cima e hj ja consegui sentar.

    A cicatrizaçao está muito boa, estou fazendo curativos com uma equipe de enfermagem num hospital universitário especializado em curativos (estomaterapia), foi usado um tipo de cobertura muito boa que se chama ActiCoat, ele é ótimo e fica 3 dias, mudei para outro que fica até 7 dias, mas continuo fazendo de 3 em 3 dias, é a base de alginato de prata. Essas coberturas agilizaram muito a cicatriaçao, a enfermeira disse que talvez em 2 ou 3 semanas ja está fechado.

    Sugiro que se informem sobre essas coberturas pois são ótimas e agilizam muito.

    Abraços

    ResponderExcluir
  52. Fiz minha cirurgia dia 17 de abril, levei seis pontos e fiquei com eles por 15 dias, até que um abriu e tive que remover os outros e deixar cicatrizar por 2ª intenção( o que é o melhor). Comecei então a fazer curativos duas vezes por dia no hospital, com um remédio chamado Rifocina, apesar de não ter infecção e nem secreção, os próprios enfermeiros falavam que a carne não subia. O próprio pessoal do hospital indicou um lugar que era referência em curativos na minha cidade. Fui até lá e agora faço o curativo com uma "placa" de algas marinhas da ActiCoat, realmente está dando mais resultados, troco essas placas todos os dias, mas segundo as enfermeiras, vai diminuir para 2 em 2 dias, depois uma vez por semana.Ainda vai levar mais de um mês para ficar totalmente fechada, mas agora estou mais confiante com essas placas, pois todos falam que realmente é a melhor forma de curativo. Apesar de ainda estar com o corte aberto, já estou conseguindo andar, sentar com cuidado e por pouco tempo e quase conseguindo deitar de barriga para cima. O que falo para todos é que temos que ter paciência e procurar nos informarmos sobre os curativos. Sei que perdi um tempo por ter levado pontos, pois realmente a melhor maneira de se recuperar, é deixar a cirurgia aberta. Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  53. Essa cirurgia varia muito os sintomas de pessoa para pessoa, e de médico para médico. Fiz a cirurgia simples (aberta) dia 13 de Abril, e desse dia até hoje não senti dores fortes. Acho que essa questão de dor varia com relação ao tamanho do cisto e a experiencia do médico. Eu saí do centro cirurgico deitado de barriga para cima, sem dores, e sem o menor incômodo. No segundo dia tentei e consegui sentar (com um pouco de incomodo) mas, nada de dor. Fui para casa no segundo dia após a cirurgia. No terceiro dia tomei um susto, pois fui tomar banho e a água infiltrou no curativo e sangrou bastante, a sorte foi que a médica passou 5 seções de curativo para serem feitas no hospital. Fui no hospital e o sangramento passou. Então, nos dias seguintes fui diariamente ao hospital fazer o curativo, sem problemas. Vão completar 3 semanas de cirurgia amanhã, e a cicatrização está excelente, segundo a médica. Hoje, sento tranquilamente, não passo o dia sentado por medo, mas assisti um filme ontem sentado com minha namorada numa cadeira por 2 horas e não senti dor alguma. Agora, eu tbm não abuso né, fico a maior parte do tempo deitado e creio que devido a isso, a cirurgia vai indo tão bem. Boa sorte pra quem vai fazer! E façam sem medo.

    ResponderExcluir
  54. Pessoal quanto tempo de afastamento do trabalho em média?

    ResponderExcluir
  55. éh pessoal.. tive inflamações de cisto por 3X na primeira fui ao medico ele espremeu murri de dores m receitou alguns remedios .. bom. se passa 1ano e 2 meses inflamou de novo.. fui ao medico drenaram e receitaram me alguns remedios .. ai pela 3ceira vez inflamou esse ano 2014..ja n aguentando mais por ser desconfortavel ..resolvi fazer a cirurgia, tem 8 dias qe fiz a cirurgia... estou em casa me recuperando, mal da pra sentar mas consigo ..ainda sai um pouco de secreçao e pa, faço a limpeza duas vezes por dia cm agua quente lavo cm sabonete.. a dor de quando se vai fazer a limpeza ate qe é toleravel...por ter que encostar na carne .. cabe 2dedos é.. tomamndo remedios qe me receitaram.. espero estar melhor dai um mes.rs
    se vc tiver isso faça logo a cirurgia n espere pois é pior.. bjoss e booa sorte.. pois o pós cirurgico nao é bom :/ ..

    ResponderExcluir
  56. Bem, meu cisto estourou quando eu tinha 13 anos, eu estava sentindo dores a algumas semanas sempre que sentava e sempre que ia ao banheiro evacuar e passava o papel saia sangue no papel, foi então que falei com minha mãe e pedi pra ela ver, foi então que ela viu um enorme corte no meio das nádegas, o corte tinha a carne escura e saia sangue e pus e tinha um péssimo cheiro, logo no dia seguinte ela me levou ao pediatra que ainda cuidava de mim, ele viu o ferimento e me mandou pra um cirurgião geral com uma carta, fui no cirurgião e ele disse que era o cisto pilonidal e que tinha que operar logo pq tinha estourado e tava bem ruim, em 1 semana fiz os exames e dps fui fazer a cirurgia. Depois que acordei da cirurgia vi o cisto no frasco de soro pra levar pra biopsia e meu Deus ele era gigante, do tamanho de um abacate médio e teve de ser cortado ao meio pra por no vidro do soro. Levei pontos pois era muito grande o buraco, pude fazer os curativos em casa, usava açúcar e pomada. Passou 3 meses e eu sentia muita dor e começou a sair pus, antes de cicatrizar a cirurgia ainda ela meio aberta voltei pro centro cirúrgico novamente pra fazer uma drenagem, porém, chegando la tinha outro cisto, dai teve que cortar o pouco que tinha cicatrizado e dessa vez deixou a cirurgia aberta. Fiquei 5 meses indo todos os dias ao hospital fazer curativos, cabia a mão de um homem dentro do buraco, e cortou do cofrinho até 2 cm do ânus, pois é cortou tudo mesmo. Levou 2 anos e 8 meses pra cicatrizar por completo, nesse tempo fiz hiperbarica também , 8 sessões, ajudou mas nao ao ponto de fechar tudo. Fui encaminhada pra um cirurgião plástico pois iria fazer um enxerto pois o buraco nao fechava, tava a 2 meses sem nenhum progresso de cicatrização, o médico plástico decidiu esperar mais 1 mês antes de realmente fazer o enxerto, e graças a Deus voltou a fechar. Esses 2 anos e 8 meses fora m horríveis, operei a primeira vez em dezembro de 2008 e a segunda vez em março de 2009. Vai fazer agora 4 anos que fechou e quando foi junho de 2013 o cisto voltou, tomei remédios desinflamou, mas agora em Maio de 2014 voltou com tudo e 30 de junho de 2014 operei novamente. Agora tenho 19 anos e tive que parar minha vida de novo, em 2009 eu nao estudei pq nao podia ficar sentada. Agora 2014 tb to sem fazer meu curso técnico pq nao posso sentar. .. o cisto tava grande de novo, menor que o primeiro mas esse de agora tava mais fundo, mas graças a Deus ele é menor. Mas estou sentindo muuuuita dor, mas ta mto bem a cirurgia, dói demais meus curativos, mas o início é assim mesmo, pois a carne ta sensível. Bem, quem tem isso por favor opere rápido, pois ele cresce e fica maior e maior e maior, e pior será a cirurgia.

    ResponderExcluir
  57. Fiz três drenagem antes de fazer a cirurgia, agora faz 1 semana que estou em recuperação, na hora estava com muito medo a raqui doeu como se fosse colica, estou odiando esse burraco aberto, me incomoda pra fazer varias coisas, não sei se já esta começando a sicatrizar mais o burraco está começando a doer e a agora os gases encomoda, não aguento mais ficar com isso aberto ç, espero que a minha não demore a cicatrizar. E boa sorte pra quem vai fazer essa dirigia e boa recuperação pra quem já fez bjs

    ResponderExcluir
  58. Olá Pessoal! Fui diagnosticado com o tal cisto pilonidal e gostaria de saber quanto tempo de licença médica, em média, o paciente fica após ter feito a cirurgia. Demora muito para poder voltar a trabalhar!? Os relatos dos buracos na região do cóccix para mim já foram bem surpreendentes... Obrigado!

    ResponderExcluir
  59. Olá! Descoberta: O medico me informou que tem paliativo como a drenagem para diminuir as dores que o cisto causa, mais a parte cirúrgica não pode ser descartada, perguntei se poderia dar pontos e o mesmo disse que sim, porém, o ideal seria deixar se fechar por 2ª intenção, ou seja, que o tecido se recomponha sem ajuda dos pontos, pois a probabilidade do retorno do cisto seria muito grande, a recuperação são 3 meses e logo depois poderia correr o risco de uma nova cirurgia.
    Tem 8 dias que a minha cirurgia foi realizada, a anestesia foi raqui e todo procedimento foi tranqüilo. O pós-operatório é um pouco mais doloroso, devido ao corte ficar aberto, com 24h recebi alta do hospital e o curativo tem que ser feito de 12 em 12h após limpeza com água e sabão de coco anticéptico (comprar na farmácia), depois do banho limpar todo local com jatos de soro fisiológico, em seguida, retira os vestígios da pomada com auxílio de uma haste de cotonete (retirar algodão) coberto por gaze esterilizadas, já realizado esse procedimento, deixar o local todo seco passando cotonete com gaze e aplicar a pomada Kollagenase no local, lembrando que na parte de cima do corte deve estar bem seco e não passar pomada para que não aumente ainda mais o corte, para finalizar o curativo coloca gaze e micropólio. É importante lembrar que a pessoa que esta realizando esse procedimento deve usar álcool em gel e luvas para higienizar as mãos e que seja bem delicado(a), no uso oral, dipirona, analgésico e antiflamatório por 5 dias.
    Enfim a minha cicatrização esta ótima, minha mãe estava vendo uma pequena parte do osso e hoje ela disse que já esta coberto, já não sinto dores e o meu retorno é com 20 dias após cirurgia, deve se fazer a biópsia do cisto.

    ResponderExcluir
  60. ola! fui operada a esse quisto há 1 semana e 2 dias e fiquei com um buraco bem grande mas ele está a fechar super depressa, de dia para dia nota-se muito bem a diminuição. o segredo aqui é uma boa alimentação, alimentos que tenham ferro e que acelerem a produção do colágeno são os melhores! e a vitamina C ajuda imenso, se todos os dias tomarem vitamina C vão notar uma grande diferença! está provado que esta vitamina acelera a cicatrização. por isso, boa sorte!

    ResponderExcluir
  61. E seu medico lhe quantos dias de atestado?

    ResponderExcluir
  62. deu me 15 dias vou precisar de mais uma semana

    ResponderExcluir
  63. Olá, meu nome é Luís e gostaria de dar o relato da minha situação, para acalmar algum de vcs. Fiz a cirurgia do cisto no dia 12/09/2014, hoje fazem exatamente duas semanas. Bom, foi mtooooo mais tranquilo do que eu imaginava. Pensei que ia doer muito no pós operatório, mas até agora está tudo bem! A primeira semana foi até melhor que a segunda. Eu ja sento tranquilamente, apenas durmo de bruços para evitar qualquer coisa. A partir de dez dias, passei a usar uma pomada (fibrase) e desde que fiz a cirurgia troco pelo menos umas quatro, cinco vezes por dias a gaze. Nem precisa de curativo nem nada, apenas a cueca e o próprio bumbum seguram a gaze. O tempo de cicatrização varia muito, pode ser de 60 dias a 1 ano ou mais. Se vc tem o cisto e está com medo, não fique. Vc não sente nada na cirurgia e nem depois. Em dois dias já vai estar acostumado(a) a se virar. O maior problema que tive foi fazer xixi depois da anestesia, mas isso é bem normal! Boa sorte a todos!!

    ResponderExcluir
  64. Ola !! Meu nome e Renata tem 4 meses que descobri que tenhoo cisto,foi um susto .Mes q vem eu ja opero bom estou com muito medo mas se Deus quiser vai dar tudo certo oa sorte a todos

    ResponderExcluir
  65. Olá! Meu nome é Paulo, acabei de chegar do hospital. Fiz a cirurgia ontem, estou muito preocupado, tenho mt medo, não está doendo, já estou em casa só que mt agoniado e ansioso para a cicatrização.

    ResponderExcluir
  66. Tenho 19 anos e há dois anos fiz a drenagem porque o meu cisto aumentou monstruosamente mas chegou muito longe porque eu não sabia o que era. Há uns meses voltou a infetar mas tratei com antibiotico. Ficou bom e fiz a cirurgia há 4 dias, com anestesia geral. Acordei de barriga pra cima sem dor. Vim pra casa e ainda não senti dores fortes. Vou diaramente ao centro de saúde mudar o penso e a enfermeira diz que nem sequer está a sangrar mas que tenho um buraco "jeitoso". Até agora tenho estado sempre deitada de lado ou de barriga pra baixo, consigo ir no carro sentada embora vá um bocado mais de lado. Estou a tomar antibiótico mas não sinto dores quase nenhumas. Só quando ela limpa a ferida. Espero que ao fim dum mês esteja bom. É muito incómodo e parece que ando com uma fralda na rua! Isto para que alguns de vocês não sintam tanto medo. Depende dos casos. Se o seu caso não é assim tão grave só é precisa paciência pra mudar de penso todos os dias e ter um pouco mais cuidado com os movimentos. As melhoras!

    ResponderExcluir
  67. eu fiz minha cirurgia ja tem um mês. os primeiros dias pós-operatório é um pouco mais complicado pois vaza um pouco de sangue e encomoda bastante ao sentar-se. eu fiquei em casa de repouso durante umas 2 semanas e após isso ja estou indo na aula normalmente. hoje ja esta bem bom o corte eu não sinto mais dor nem encomodo nenhum para sentar e fazer as demais atividades do dia a dia, o unico real problema é que tem que fazer os curativos. para quem tem esse problema sugiro que faça a cirurgia o quanto antes. abraço!

    ResponderExcluir
  68. Soube hoje que tenho que operar. Estou com muito medo. Alguém sabe dizer o que pode acontecer se não operar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o cisto vai crescer e você vai ta guardando um problemão pra daqui a um tempo, meu conselho é FAÇA LOGO. fiz minha cirurgia dia 3 de outubro de 2014, qualquer duvida, whatsap (82) 8819-6508

      Excluir
  69. Oi galera estou hoje com 2 dias pos cirurgia e estou a disposição para perguntas, whats 064 81429345

    ResponderExcluir
  70. Ola!tem uma semana q fiz minha cirurgia ,graças a Deus deu tudo certo,sinto ainda dores mas dores suportaveis imaginei q iria ser bem pior,faço curativo duas vezes por dia pois ainda sai secreçoes q o medico disse q e normal ,tomo lisador para aliviar a dor e passo pomada kolagenase .
    Pra mim esta sendo muito dificil pq tenho uma filha de 4 anos!desejo a todos boa sorte e nao fique com medo da cirurgia pois quanto antes vcs operar melhor sera sua recuperaçao!!

    ResponderExcluir
  71. vou fazer minha cirurgia na proxima semana. mas estou de férias no mês de dezembro e tinha marcado uma viagem pra o litoral daqui 1 mês.. meu cisto é considerado pequeno segundo o médico... será que consigo realizar essa viagem?

    ResponderExcluir