26 de jul. de 2009

A CIRURGIA...

Após diagnosticado o cisto a cirúrgia é inevitável, o cisto não desaparece sózinho e tende a inflamar outras vezes, causando dores e incomodo novamente. O médico indicado é um cirurgião geral, que realiza o procedimento em um hospital.

Dessa forma, marquei a cirúrgia.

Fui internada as 7h da manhã, deram-me um remédio para dormir (apaguei completamente, não senti mais nada a partir desse momento). Fui então anestesiada, a anestesia que tomei foi a rack (vou descobrir se é assim que escreve) e a cirúrgia foi realizada.

Acordei por volta das 9h em uma sala onde observava-se como as pessoas voltavam da anestesia, haviam cerca de duas enfermeiras lá. Eu sentia muito, muito frio e elas colocaram dois cobertores sobre mim, mas não resolveu muito, me falaram que esse é um efeito da anestesia. Minhas pernas estavam completamente duras, eu não as movia nem fazendo força.

Por volta das 11h fui para o quarto, minhas pernas estavam começando a formigar e a voltar a ter movimento ( é uma sensação estranha).

Fui orientada a não levantar a cabeça por 6h após a cirurgia, por causa da anestesia, senão eu passaria a ter dores fortes na cabeça.

Nessa cirurgia, de cisto pilonidal, o corte fica aberto, ou seja, não são dados pontos, a cicatrização ocorre de dentro para fora do corpo. Embora pareça estranho, esse é o procedimento mais indicado e comum.

Até então, eu estava com um curativo enorme no bumbum, e não tinha noção do que era esse corte aberto...

Quando a médica veio observar minha recuperação ela abriu o curativo e eu pude ver como estava...levei um susto, era um buraco aberto, muito estranho e feio, pra falar a verdade...embora ela tenha dito que estava tudo bem, dentro do esperado e me deu alta, após 24h de internação. A médica orientou para que o curativo fosse trocado em casa duas vezes por dia e que fosse passada uma pomada que ajuda na reconstrução do tecido.

42 comentários:

  1. meu esposo fez essa cirurgia ha quatro dias. Eu queria saber o nome dessa pomada que vc usou porque o medico dele nao passou nada. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem o meu, fiz a duas semanas

      Excluir
    2. O meu deu pontos e abriu so um pouco, talvez para cicatrizar, logo..

      Excluir
    3. fiz a minha cirurgia há 8 dias, estou trocando o curativo todos dias, de uma a duas vezes ao dia, lavo com soro fisiologico, e passo pomada(nebacetim) ou oleo de girassol(dersan) que ajuda na cicatrização, acho que está correndo tudo bem, sinto pouca dor, e ja notei uma discreta diminuição na cavidade, segunda tenho consulta pós operatória e saberei mais

      Excluir
  2. OLa!
    Fiz uma cirugia de cisto pilomidal e estou fazendo curativos a 4 meses,
    estou bem o fato dessa demora e que foi feito um grande buraco e nao estou recupedado totalmente.
    É uma coisa simples basta ter pasciencia e nao fazer esforço.

    ResponderExcluir
  3. tenho 16 anos e fui dignosticada com cisto pilonidal. Porém ouvi vários médicos até chegar nesse diagóstico, como por exemplo furúnculo. Estou com bastante receio da cirurgia e queria saber mais. O seu médico disse que somente em hospital se faz esse procedimento??? Não fazem em consultório???

    ResponderExcluir
  4. esta com 35 dias que fiz a cirugia, os infermeiro falam que ainda vai demorar muito, e meu médico não quer passa nem uma pomada para cicatrizar, fasso faculdade e não sei mais o q fazer, falam que a pomada fibrase é ultilizada nesse processo, mais tenho medo de utiliza-la sem a autorização do meu medico o q eu fasso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Sou enfermeira, e tenho experiência
      em tratamento de feridas por longa data.
      Bem, o melhor que você tem a fazer.
      E evitar fazer esforço físico, manter a região da ferida limpa para evitar a entrada de microorganismos no local, pois, agindo desse modo você estará colaborando para qua não apresente uma infecção.

      Excluir
    2. Oi, eu irei fazer a cirurgia no mês que vem, e eu estou com receio sobre o procedimento, o pós operatório, como será a minha recuperação visto que o local fica aberto
      Obrigado

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Já fiz essa cirurgia 3 vezes, me considero muito azarada kkkk primeiro pq sou mulher e esse cisto aparece segundo os dados mais em homens, e segundo pq as chances de o cisto voltar uma segunda vez era de menos de 20% e ele voltou. E eu fiz tudo o que me foi recomendado, eu trocava o curativo todo dia na clínica médica, tomava o maior cuidado para deixar sempre o curativo fechado e não entrar nenhum corpo estranho, o buraco ficou aberto e levou mais de 1 mês pra fechar em todas as 3 vezes. E eu usei a pomada apenas uma vez, foi na segunda vez que eu fiz a cirurgia se eu não me engano, espero que não volte mais esse cisto.

    ResponderExcluir
  7. Ola eu tenho cisto pilonidal,eu gostaria de saber qual é o medico que idica para a cirurgia?é o clinico ou o neurocirurgia.abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clinico geral, pois é referente a uma capsula de "gordura e pelo", e não interfere em nada no sistema nervoso periferico que está na coluna vertebral, mesmo estando normalmente localizada abaixo do coccix

      Excluir
    2. O médico especialista é o proctologista.
      Consulte o clínico geral apenas para conseguir encaminhamento.
      Abraços.

      Excluir
  8. oi eu tbm estou cm esse cisto incomoda de + e terriveu com eu fasso pra acaba cm so e cirrugia pra cura esse cisto no tem outra forma ñ...............

    ResponderExcluir
  9. Eu twmbem infelismente fui comtemplada com o dito cujo,. tenho 19 ano e a 6 dias sentis dores terriveis fui a principio a um clinico geral que so pelos sintomas concluiu que fosse o cisto fui encaminhada a um cirurgiao geral que disse que tenho q operar pq afinal de contas eh ums coisa q vai ficar indo e vindo... no comrco fiquei desesperada, mas ao pesquisar pude ver qnao eh nem um bicho de 7 cabeças e que se tenho q fazer nao vou ficar adiando afinal tenho ums familia maravilhosa q vai me ajumdar mt com certeza e con fé em Deus vou operar e me livrar disso PRA SEMPRE!!!FORÇA A TODOS E MUITA PAZ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É infelizmente isso voltou em min pela terceira vez tbm gostaria ki.n voltasse mais isso é uma maldição

      Excluir
    2. Eu estou com muito medo de tudo, da recuperaçao e de que volte mas se deus quiser ficaremos todos bem!

      Excluir
    3. Eu estou com muito medo de tudo, da recuperaçao e de que volte mas se deus quiser ficaremos todos bem!

      Excluir
    4. É preciso ter paciência e muito repouso, se o médico retirar todo cisto, com certeza, ele não volta mais. Fiz estou com 20 dias de cama.. É a pior parte, ficar de banda pra cima no mínimo 30 dais. Boa sorte a todos nós.. Abraço

      Contato. 81-996859683 whatssap

      Excluir
  10. Tenho 27 anos..e dps de um tempinho convivendo com dores na região do coccix...hoje o cirurgião me diagnosticou com o cisto, fiz exames de sangue, eletrocardiograma e mais umas outras coisas q não sei direito pra poder saber se estou ok pra operação...Confesso, que estou muito apreensivo, pois nunca operei de nada (essa será minha 1ª vez), estou um pouco nervoso por esse processo todo, fui pego de surpresa...Mas msm assim compartilho da ideia da amiga que postou acima: Se for pra resolver q se faça logo isso..Eu ainda tenho receio de outra coisas, tbm tenho q ficar pelo INSS pra poder ficar em casa operado...Mas com todos os problemas, toda sorte do mundo pra nós e que este mal não volte pra ngm..
    Abçs,
    Edson

    ResponderExcluir
  11. nossa estou operada a sete dias e essa cirurgia e muito chata pq fica aperta..gostaria de saber oq vc passou na sua, estou passando Fibrase mais gostaria de saber mais opiniões..Demora muito pra cicatrizar??
    aaa o meu esta doendo um pouco, isso e normal??

    ResponderExcluir
  12. Eu vou operar no dia 7 de fevereiro. Tenho 16 anos e fui diagnosticada. Diferente do seu caso, o meu deu entre os seios e está abertinho. Vou remover todos os tecidos e peles, mas meu médico não deixará aberto. Ele disse que vai dar pontos por causa da estética. Estou muito nervosa por causa dessa cirurgia.

    ResponderExcluir
  13. fiz essa cirugia segunda (dia 25 de março) e hoje (dia 01 de abril) está tudo tranquilo.. na verdade desde a cirurgia foi tudo super tranquilo, nao acreditem em tudo que voces leem por ai. Eu fui na pilha e fiquei bastante nervoso, depois vi que nada daquilo q falam é verdade.
    Bom, cheguei no hospital as 15h e ja fui me arrumar pra cirurgia, me deram um soro na veia que nao doeu nada (e olha que tenho medo de agulha hehe), depois me deram a anestesia raqui na coluna que tambem nao doeu nada hehe (o ruim é só esperar passar o efeito depois, senti umas dores de cabeça meio fortes tbm, mas isso passa) que adormece da cintura pra baixo. entao a cirurgia começou e durou em torno de 40 min (nao senti nada e tava super bem, conversando com a equipe durante o procedimento). Após fiquei em recuperação até q retornasse o movimento das pernas (fiquei em observaçao por 5h até q isso ocorresse) sob os cuidados das enfermeiras. então, as 22h fui liberado para ir pra casa. ja ficava em pé e nao sentia nada, apenas uma pressaozinha nas costas, nada que incomodasse. em casa só senti essa pressao no primeiro dia, após, nao senti nada ate hoje, tudo super de boa ;) faço curativo 2x por dia (minha mae hehe) e evito me mexer muito e sentar.. so passo revezando em pé e deitado, mas da pra caminhar de boa desde o primeiro dia. volto ao medico em uma semana para ele ver como está (peguei atestado de 15 dias). enfim, tudo tranquilo e sem nada a reclamar! nao acreditem em tudo o que leem por ai! vão e façam o quanto antes que nao irão se arrepender!

    algumas dicas:
    jejum total de no minimo 8h pra cirurgia, esvazie a bexiga totalmente antes pq depois pra urinar é meio ruim hehe, ande devagar depois, nao faça movimentos bruscos, faça no minimo 2 curativos por dia e limpe bem com soro e cotonete, beba muita agua apos para minimizar o desconforto da anestesia, repouse bastante.

    depois eu volto pra dizer como está a recuperação, abraços!

    ResponderExcluir
  14. eu fiz essa cirurgia o ruim dela e por q ela tem q ficar aberta não
    pode ser fechada mina irma q ta fazendo o curativo mas ela tirou uma foto e me mostrou e um buraco grande e feio mas ta ocorrendo tudo bem.

    ResponderExcluir
  15. Estou c o cisto. Quero saber s enquanto n faço a cirurgia preciso de repouso?

    ResponderExcluir
  16. eu também passei por tudo ainda estol em recuperasao e já tem 3 meses e ainda esta um pouco aderta mais grassas adeus ate que é traquilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu amigo, me desculpe, mas está na hora de voltar a estudar.

      Excluir
  17. Então, CARACA!

    Fiz a cirurgia no dia 22 de julho, depois de passar por duas drenagens. Internei as sete da manha em jejum e fui operar as 13 sai da sala de operação as 4. Fiquei de barriga pra cima e tinha dado pontos. Ai fiquei super feliz :)kkkk
    Fui embora no outro dia com pontos e ficava super dificil pra locomover. Entao fiquei em repouso. Depois de dois dias voltei no médico e tava otimo. Entao depois de dois dias começou a inflamar e saia pus e secreções voltei no medico e ele teve que drenar doeu pra caramba. Voltei pra casa e sentia muita dor. Com doze dias fui no médico e tava super hiper inflamado (uma provável inflamação hospitalar. Esperando os resultados) e teve que tirar os pontos e ficou aberto ^^ super aberto um buraco enorme! Feio e inflamado meu médico ta fazendo os curativos mas, no fim de semana tem que ser as enfermeiras. E ontem elas me machucaram enquanto faziam o curativo... espero sarar logo.

    Obs: Desculpe os erros, falta de pontuação e etc. Fica meio ruim pra digitar com a bunda pra cima.

    ResponderExcluir
  18. o dessa eu pergunta cisto tem de vários jeito

    ResponderExcluir
  19. fiz essa cirurgia a 33 anos, ou seja, 1982, depois de todo esse tempo a fenda abriu, faz quatro meses que estou curando, e o médico disse me que teria que fazer uma nova cirurgia. Não sei qual especialista teria que procurar, gostaria de saber.

    ResponderExcluir
  20. Fiz a cirurgia dia 3-11-2014 o meu médico fechou mais agora depois de 23 dias tirei alguns pontos e esta se abrindo um pouco, nao aguento mais ficar deitada.
    Graças a Deus não tive inflamaçao apenas o desconforto do local q fica dolorido.

    ResponderExcluir
  21. Ola, boa tarde a todos, amanha vou ter q internar pra fazer a cirurgia, tava tranquilo, mais agr to meio preocupado pelo q estou lendo e veno nas fotos, alg poderia por favor dizer si doi mto dps q passa a anestesia e quanto tempo mais ou menos de recuperaçao?

    Mto obrigado a todos e um abraço!

    ResponderExcluir
  22. Alguém sabe o preço da cirurgia ,moro em MG,

    ResponderExcluir
  23. Gente que medo desse negócio!! Fiz a drenagem na terça-feira .. misericórdia achei que ia morrer de tanto que doeu !! Vou passar pelo especialista ainda pra marcar a cirurgia, mas estou com muito medo . Por parte da cicatrização demorada e por ser aberta !! Gostaria de saber se a recuperação e rápida ? Se tem que ficar totalmente de repouso ?!

    ResponderExcluir
  24. Olá, resolvi compartilhar minha experiência. Descobri o cisto aos 13 anos, lembro de pensar ser um tumor,mas quando não aguentei mais a dor fui ao médico saturar então a cirurgiã explicou sobre o cisto e a cirurgia como eu ainda era muito nova meus pais optaram por n fazer,levamos em conta que eu tava morrendo de medo na época e que tbm ele n voltasse a aparecer, mas infelizmente voltou aos meus 17 anos, eu tenho labirintite e acabei tendo uma crise na mesma epoca que o cisto inflamou saturei, mas por conta disso perdi o ENEM o qual eu havia passado o ano todo me dedicando, no resumo dessa ópera a dor nunca foi embora e voltava com força quando eu comia comida remosa como camarão, então escolhi o momento certo e fiz a cirurgia - de segunda intenção, aberta - no dia 25.01, ou seja faz mais de um mês e agora eu tenho 19 anos, sim não tem como fugir do medo,o lance é que você vai se assustar quando vi na primeira, segunda e quarta vez,mas eu digo que agora a minha cirurgia está MUITO melhor do quer era antes, eu consigo sentar, não tem secreção, não sangra, me abaixo , mas sempre com moderação, não é só pq a dor sumiu que vou inventar de dançar bumbum granada, logo nas 4 primeiras semanas não dá pra fazer muita coisa,mas hoje até deitar de barriga pra cima sem sentir dor eu posso, mas como dito antes não é pq eu posso que farei, com relação ao curativo eu faço com enfermeiras no posto de saude e na policlínica- você tem que ta preparada pra perder o pudor - uso soro, kollagenase e gaze,APENAS, tomei antibiótico e anti-inflamatório somente nas duas primeiras semanas, NÃO MOLHO EM HIPÓTESE ALGUMA O CURATIVO, a menos que for troca-lo imediatamente pq pode inflamar, não uso roupas apertadas por risco de infecção, estou em uma dieta restrita. O cisto apareceu em mim por causas hereditárias, mas existem diversos fatores que levam o surgimento.
    Meu médico foi um proctologista, especialista na área. Existem muitas pessoas que optam pelos pontos em relação ao tempo de recuperação, tenho uma tia que pontiou, quando eu vi que ele não havia colocado meu primeiro pensamento seria na eternidade da cicatrização, mas é muito melhor fazer por segunda intenção, a região operada esta sempre em movimento, o risco de abrir ou inflamar é bem maior, a dor tbm é maior e as chances da recuperação não ser 100% tbm. A quem for fazer, escolha um período que você possa descandar, não é pq as pessoas dizem que demoraram 3 meses para se recuperar que você vai passar esse período todo bebendo suco num canudo com a bunda virada pra lua, o medo da cirurgia semprevai estar lá exatamente quando você vai ao médico arrancar um dente,você sabe que vai usar anestesia e não sentir absolutamente nada, mas aquele comixao no estômago vai te dwixar aflita, a todos nós uma boa recuperação. Espero ter ajudado :3

    ResponderExcluir
  25. Dor de Cabeça é normal após o primeiro dia da cirurgia ?

    ResponderExcluir
  26. Quanto custa a cirurgia de cisto pilonidal?

    ResponderExcluir
  27. Quanto o valor da cirurgia? Eu tenho cisto e peguei encaminhamento pelo sus e ta demorando muito e realmente isso ta incomodando muito :( Quanto é em particular? Moro em Minas Gerais

    ResponderExcluir
  28. Boa noite passei por essa operação há quatro dias.
    Fazendo corativos duas vezes ao dia, minha mãe tá me ajudando tá tá sendo muito difícil pra ela, pq tá um buraco muito grande então ela fica com medo.
    Mas mãe é , mãe.

    Sei q não vai ser facik ficar de bunda pra cima, mas só ter fé q vai dá tudo certo.


    ResponderExcluir
  29. Boa tarde,

    Já passei por isso. Em 2013 tive que drenar um cisto e foi sem anestesia. Pensa na dor!! Esta muito inflamado e a anestesia local não pegava por nada... Gritei muito.. O meu tambem ficou aberto e usava Colagenase uma pomada de cicatrizao. Durante 1 semana os curtaivos era no hospital ,onde fazia a limpeza e colocava novo curativa. Depois passou a ser em casa. E com quase 3 meses fechou... A pomada foi perfeita. E agora estou eu novamente com o mesmo problema, sexta estarei internando para retirar.. Bem perto de onde drenei anteriormente, mas com a graça de Deus essa será com aneatesia rack.

    Boa sorte a todos

    ResponderExcluir